Páginas

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Vós sois a luz do mundo

Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada
sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam
debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos
que estão na casa."
Mateus 5,13-15
...


 


 


 


 

Sal da Terra, a Luz do Mundo e a Cidade Sobre o Monte
Os discípulos são o sal da terra. O seu caráter foi descrito nos versículos anteriores, sendo eles os que colocam a sua fé no Senhor Jesus.

Por "sal da terra" entende-se que o seu caráter é benéfico para a população da terra. O sal é conhecido pelas suas propriedades de sanear e conservar aquilo em que é aplicado. Igualmente os que procuram viver de maneira justa, honesta, íntegra, em obediência aos princípios do reino de Cristo, têm uma influência positiva sobre o meio em que vivem.

Mas, a eficácia do sal depende da sua qualidade. Apenas por ser chamado de "sal" não é garantia que vai salgar … Assim, também, chamar-se "cristão" não traz nenhuma influência para o bem no mundo se não for acompanhado das boas obras resultantes do caráter de um discípulo de Cristo.

Os discípulos também são a luz do mundo. A escuridão, ou trevas, na realidade nada mais é que a ausência de luz. Não se pode impor a escuridão sobre a luz, mas a luz, por menor que seja, é sempre vista na escuridão. Para que uma luz não seja vista, é preciso que seja coberta.

O Senhor Jesus declarou ser Ele próprio a luz do mundo enquanto estava no mundo (João 9:5), e aqui Ele declara que os discípulos são a luz do mundo, sem dúvida ao refletir a Sua luz depois da Sua ascensão. O crente brilha pelo Senhor Jesus, tendo em si a luz do Evangelho, da qual dá testemunho aos que o rodeiam.

Como uma cidade construída sobre um monte não se pode esconder, também o crente não pode deixar de se revelar pela sua conduta: sua vida santificada contrasta com o comportamento dos incrédulos.

A candeia é um pequeno aparelho de iluminação, de folha-de-flandres ou de barro, abastecido com óleo e provido de mecha, usado sobre uma espécie de disco que fica na parte superior de uma haste de madeira apoiada numa base no alto de uma parede, chamado velador. O alqueire é um recipiente quadrado, geralmente de madeira e com duas asas, utilizado para medir um alqueire de cereais.

Ninguém tampa a candeia com o alqueire, no chão, pois assim ela é inútil, mas sobre o velador para iluminar todo o ambiente.

O crente não pode esconder a sua luz, mas deve irradiar a luz do Evangelho mediante o seu comportamento e testemunho aos que se encontram ao seu redor. A finalidade disto não é granjear agradecimentos e louvor para si, mas fazer com que o seu Pai que estános céus seja glorificado por aqueles que vêem as boas coisas que ele faz, sendo assim por sua vez iluminados pelo Evangelho de Cristo.
Não conseguiremos nos esconder... sendo discípulos, somos a luz do mundo e não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. Quando viver como Jesus, Filho de Deus, se torna a nossa maior meta, isso se torna evidente a quem está ao nosso redor. Já conheceram pessoas assim? Que tinham uma meta tão fixa que todas as outras coisas pareciam sem importância? Assim seremos cidades edificadas sobre o monte.


 

Nenhum comentário: