Páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2012

2 Reis Capítulo 20 (Aprendendo Com Ezequias a Vencer Desafios)

2 Reis Capítulo 20 (Aprendendo Com Ezequias a Vencer Desafios)



Por aquele tempo Ezequias ficou doente, à morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, veio ter com ele, e lhe disse: Assim diz, o Senhor: Põe em ordem a tua casa porque morrerás, e não viverás.


Então o rei virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor, dizendo:

...
Lembra-te agora, ó Senhor, te peço, de como tenho andado diante de ti com fidelidade e integridade de coração, e tenho feito o que era reto aos teus olhos. E Ezequias chorou muitíssimo.


E sucedeu que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:


Volta, e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o Senhor Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas. Eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor.


Acrescentarei aos teus dias quinze anos; e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e defenderei esta cidade por amor de mim, e por amor do meu servo Davi.


Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos e ponde-a sobre a úlcera; e ele sarará.


Perguntou, pois, Ezequias a Isaías: Qual é o sinal de que o Senhor me sarará, e de que ao terceiro dia subirei à casa do Senhor?


Respondeu Isaías: Isto te será sinal, da parte do Senhor, de que o Senhor cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus, ou voltará dez graus atrás?


Então disse Ezequias: É fácil que a sombra decline dez graus; não seja assim, antes volte a sombra dez graus atrás.


Então o profeta Isaías clamou ao Senhor, que fez voltar a sombra dez graus atrás, pelos graus que já tinha declinado no relógio de sol de Acaz.
__________________________________________________________Qual tem sido o seu grande desafio? ...o que tem sido um problemão para você?

Ezequias era servo de Deus e rei de Judá. Ele enfrentou desafios Quem disse que você não se recuperará?
Porque você pode ter dito isto a si mesmo - ao ver a situação tão difícil, você pode ter se comovido, e os olhos se enchido de lágrimas e o coração de dor... então, em sua comoção, você disse: "Não vou me recuperar". Mas você pode estar equivocado, não pode? ...quando os olhos se enchem de lágrimas a visão se embaça!

Mas mesmo que você tenha dito estas palavras: "não vou me recuperar", acredite, pela experiência de Ezequias, Deus revela que você pode se recuperar milagres acontecem... acontecem porque a palavra "impossível" não está no vocabulário de Deus Portanto, ainda que alguém lhe tenha dito: "você não irá se recuperar", a Bíblia mostra, pela experiência do rei Ezequias, que você pode se recuperar SIM!

Mas, quem sabe, foi o próprio Deus quem lhe disse "você não se recuperará", porque foi assim com Ezequias...
O profeta Isaías foi até ele e declarou: "Assim diz o Senhor... você não se recuperará".Mas, ainda assim, mesmo que o próprio Deus lhe tenha dito "você não se recuperará", amado, confia: o Deus que pronunciou estas palavras é Deus misericordioso, é Deus compassivo... Seu coração é sensível... A Bíblia diz que o SENHOR se compadece daqueles que o temem. (Sl 103.13). Por isso que, o rei Ezequias, ele conseguiu mudar a sua própria história, convencendo Deus a fazer outra coisa.
Você tem mesmo um grande desafio? ...tem diante de si um problema, que é o maior, até hoje, já surgido em sua vida?

Então, convido você a aprender com Ezequias a vencer desafios.

...em primeiro lugar, como Ezequias, você precisa fazer isto:
1. CRER QUE A ORAÇÃO PODE MUDAR AS COISAS Ezequias acreditava no poder da oração! ...lemos no v.2: "Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor".
Ele havia acabado de receber a notícia, uma notícia desagradável, bastante séria... mas ele teve esta atitude: orar ao Senhor.

Se quando recebe notícia ruim, você perde a cabeça, aprenda isto que lemos aqui no v.2: Ezequias virou o rosto para a parede e orou...

Ao virar o rosto para a parede e orar, Ezequias estava deixando claro que ele não esperava nada dos homens, mas que esperava do Senhor, porque confiava no poder da oração... porque acreditava que a oração pode mudar as coisas.
Virar-se para a parede significa deixar de buscar nos homens, para confiar em Deus.
Às vezes é isto que nos falta fazer para conquistar milagres... Temos um desafio sério na vida, temos um problema a ser resolvido, temos uma situação desesperadora em casa, mas não fazemos oração!

Amado, é a oração que proporciona mudanças... ela é um instrumento poderoso; não para fazer com que a vontade do homem seja feita no céu, mas para fazer com que a vontade de Deus seja feita na terra!Por isso que sempre onde há oração, sempre haverá manifestação do poder de Deus!

Ezequias recebeu a notícia (v.1) de estar com uma doença mortal... e a notícia veio da parte de Deus...
Contudo, mesmo tendo recebido uma palavra de Deus, ele creu que poderia mudar as coisas com uma oraçao aoração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder, UMA VIDA SINCERA DIANTE DE DEUS É UM BOM ARGUMENTO
Lemos no v.3 que o primeiro argumento que o rei Ezequias lançou mão, em sua oração, foi esse: "Lembra-te, Senhor, de como tenho te servido com fidelidade".
Ezequias está dizendo a Deus: "Senhor, eu sempre Lhe fui fiel, lembra?" Tem uma versão da Bíblia que traz assim: "andei diante de ti em verdade e com coração perfeito"... com o coração fiel, inteiro, ele quer dizer.

Isso significa que este homem, o rei Ezequias, ele tinha um compromisso com Deus e era sincero.

Deus não tem prazer em ouvir a oração do homem quando ele é hipócrita, fingido, falso.
Há muita gente orando, muita gente fazendo oração, mas que não é gente sincera... é gente que ama a Deus só de mentir.. que serve a Deus só na aparência... que obedece a Deus só pela metade... Deus não tem prazer em ouvir essa oração... Pessoas assim deveriam recordar o que diz a Bíblia, por exemplo no Sl 31.19: "Como é grande a tua bondade, que reservaste para aqueles que te temem...". A bondade de Deus, diz aquele Salmo, está reservada para quem respeita e obedece a Deus.

O profeta Isaías escreveu isto, que foi repetido por Paulo: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam" (1Co 2.9)... para aqueles que O obedecem Quando Ezequias orou, ele pode dizer: "Senhor, eu sempre Lhe fui fiel, lembra? ...e a esse argumento, Deus não podia ignorar - era verdadeiro!
O favor de Deus é para aqueles que andam na verdade e O amam de todo o coração.

Por isso, amado, se você quer alcançar o favor de Deus, se você quer vencer os maiores desafios existentes em sua vida, você precisa andar em sinceridade, como fez Ezequias: ele tinha uma vida sincera diante de Deus.resolva servir a Deus com um coração obediente, fiel. Então, você fará a sua oração, apresentará sua causa diante de Deus e Ele te ouvirá, porque está escrito: o favor de Deus é para aqueles que O temem..

Porque nesse v.3 lemos isto: "tenho feito o que tu aprovas fiz o que era reto aos teus olhos... fiz o máximo para obedecer ao Senhor".

Isso quer dizer que este homem, Ezequias, ele obedecia... ele andava na orientação de Deus.Se você faz o que o Deus aprova, você será ajudado... você vencerá os desafios... você experimentará o que Ezequias experimentou... ele disse, Senhor "sempre fiz aquilo que querias que eu fizesse". E tomou a Deus por testemunha, dizendo: "O Senhor viu?... o Senhor lembra Deus disse pra ele: "É verdade... você me convenceu; vou deixa-lo viver por mais 15 anos Farei voltar, em dez graus, a sombra que o sol deixa"... Deus foi além! Deus surpreendeu Ezequias Essa história do rei Ezequias mostra que Deus fará o que o homem quiser, quando esse homem fizer o que Deus quer.

Portanto, para vencer desafios: comece hoje a fazer o que Deus querO v.3 termina dizendo que Ezequias "chorou muito". Embora fosse um rei, Ezequias não segurou suas lágrimas e nem deixou de humilhar-se.
É por isto, que aqui no v.5, Deus mandou o profeta Isaías dizer pra Ezequias: "Ouvi sua oração e vi suas lágrimas".

Isso nos mostra o quanto Deus é comovido quando expomos sinceramente as nossas emoções, os nossos sentimentos, diante dEle Lemos no v.3 que o rei Ezequias chorou...
Uma coisa é chorar e outra coisa é chorar diante de Deus...

Há pessoas que choram porque estão sofrendo, mas isto não é suficiente para atrair a benção.
Um verso da Bíblia que eu gosto muito é aquele que diz: "a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus" (Sl 51.17). O significado dele é que, um espírito humilde, um coração humilde, é honrado por Deus.

Amado, se você se aproxima de Deus como rei, cheio de direitos, cheio vontades, acreditando que é o centro do universo e que tudo e todos lhes devem obrigações, você não alcançará a bênção de Deus.Quer vencer os desafios da vida? ...seja natural diante de Deus.
Talvez você precise aprender a chorar como Ezequias, diante do Senhor, pois chore, humilhe-se diante d'Ele, busque a Deus com intensidade, se exponha sem reservas...
Ezequias no seu traje de rei, não se conteve, encostou o cetro real de lado, tirou a coroa da cabeça, pôs no chão . e chorou diante de Deus, como uma pessoa no seu natural...Há uma maneira de mudar... há uma maneira de vencer desafios: aqueles que buscam a Deus e recebem Jesus em seu coração tem o decreto de morte cancelado, como aconteceu com Ezequias.

, busque a Deus com intensidade, se exponha diante dEleFoto: 2 Reis Capítulo 20 (Aprendendo Com Ezequias a Vencer Desafios)



Por aquele tempo Ezequias ficou doente, à morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, veio ter com ele, e lhe disse: Assim diz, o Senhor: Põe em ordem a tua casa porque morrerás, e não viverás.   

 
 Então o rei virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor, dizendo:   

 
 Lembra-te agora, ó Senhor, te peço, de como tenho andado diante de ti com fidelidade e integridade de coração, e tenho feito o que era reto aos teus olhos. E Ezequias chorou muitíssimo.   

 
 E sucedeu que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:   

 
 Volta, e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o Senhor Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas. Eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor.   

 
 Acrescentarei aos teus dias quinze anos; e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e defenderei esta cidade por amor de mim, e por amor do meu servo Davi.   

 
 Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos e ponde-a sobre a úlcera; e ele sarará.   

 
 Perguntou, pois, Ezequias a Isaías: Qual é o sinal de que o Senhor me sarará, e de que ao terceiro dia subirei à casa do Senhor?   

 
 Respondeu Isaías: Isto te será sinal, da parte do Senhor, de que o Senhor cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus, ou voltará dez graus atrás?   

 
 Então disse Ezequias: É fácil que a sombra decline dez graus; não seja assim, antes volte a sombra dez graus atrás.   

 
 Então o profeta Isaías clamou ao Senhor, que fez voltar a sombra dez graus atrás, pelos graus que já tinha declinado no relógio de sol de Acaz.   
__________________________________________________________Qual tem sido o seu grande desafio? ...o que tem sido um problemão para você? 

Ezequias era servo de Deus e rei de Judá. Ele enfrentou desafios Quem disse que você não se recuperará?
Porque você pode ter dito isto a si mesmo - ao ver a situação tão difícil, você pode ter se comovido, e os olhos se enchido de lágrimas e o coração de dor... então, em sua comoção, você disse: "Não vou me recuperar". Mas você pode estar equivocado, não pode? ...quando os olhos se enchem de lágrimas a visão se embaça!

Mas mesmo que você tenha dito estas palavras: "não vou me recuperar", acredite, pela experiência de Ezequias, Deus revela que você pode se recuperar milagres acontecem... acontecem porque a palavra "impossível" não está no vocabulário de Deus Portanto, ainda que alguém lhe tenha dito: "você não irá se recuperar", a Bíblia mostra, pela experiência do rei Ezequias, que você pode se recuperar SIM!

Mas, quem sabe, foi o próprio Deus quem lhe disse "você não se recuperará", porque foi assim com Ezequias...
O profeta Isaías foi até ele e declarou: "Assim diz o Senhor... você não se recuperará".Mas, ainda assim, mesmo que o próprio Deus lhe tenha dito "você não se recuperará", amado, confia: o Deus que pronunciou estas palavras é Deus misericordioso, é Deus compassivo... Seu coração é sensível... A Bíblia diz que o SENHOR se compadece daqueles que o temem. (Sl 103.13). Por isso que, o rei Ezequias, ele conseguiu mudar a sua própria história, convencendo Deus a fazer outra coisa. 
Você tem mesmo um grande desafio? ...tem diante de si um problema, que é o maior, até hoje, já surgido em sua vida?

Então, convido você a aprender com Ezequias a vencer desafios.

...em primeiro lugar, como Ezequias, você precisa fazer isto:
1. CRER QUE A ORAÇÃO PODE MUDAR AS COISAS Ezequias acreditava no poder da oração! ...lemos no v.2: "Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor".
Ele havia acabado de receber a notícia, uma notícia desagradável, bastante séria... mas ele teve esta atitude: orar ao Senhor.

Se quando recebe notícia ruim, você perde a cabeça, aprenda isto que lemos aqui no v.2: Ezequias virou o rosto para a parede e orou... 

Ao virar o rosto para a parede e orar, Ezequias estava deixando claro que ele não esperava nada dos homens, mas que esperava do Senhor, porque confiava no poder da oração... porque acreditava que a oração pode mudar as coisas. 
Virar-se para a parede significa deixar de buscar nos homens, para confiar em Deus. 
Às vezes é isto que nos falta fazer para conquistar milagres... Temos um desafio sério na vida, temos um problema a ser resolvido, temos uma situação desesperadora em casa, mas não fazemos oração!

Amado, é a oração que proporciona mudanças... ela é um instrumento poderoso; não para fazer com que a vontade do homem seja feita no céu, mas para fazer com que a vontade de Deus seja feita na terra!Por isso que sempre onde há oração, sempre haverá manifestação do poder de Deus!

Ezequias recebeu a notícia (v.1) de estar com uma doença mortal... e a notícia veio da parte de Deus... 
Contudo, mesmo tendo recebido uma palavra de Deus, ele creu que poderia mudar as coisas com uma oraçao aoração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder, UMA VIDA SINCERA DIANTE DE DEUS É UM BOM ARGUMENTO 
Lemos no v.3 que o primeiro argumento que o rei Ezequias lançou mão, em sua oração, foi esse: "Lembra-te, Senhor, de como tenho te servido com fidelidade". 
Ezequias está dizendo a Deus: "Senhor, eu sempre Lhe fui fiel, lembra?" Tem uma versão da Bíblia que traz assim: "andei diante de ti em verdade e com coração perfeito"... com o coração fiel, inteiro, ele quer dizer.

Isso significa que este homem, o rei Ezequias, ele tinha um compromisso com Deus e era sincero.

Deus não tem prazer em ouvir a oração do homem quando ele é hipócrita, fingido, falso.
Há muita gente orando, muita gente fazendo oração, mas que não é gente sincera... é gente que ama a Deus só de mentir.. que serve a Deus só na aparência... que obedece a Deus só pela metade... Deus não tem prazer em ouvir essa oração... Pessoas assim deveriam recordar o que diz a Bíblia, por exemplo no Sl 31.19: "Como é grande a tua bondade, que reservaste para aqueles que te temem...". A bondade de Deus, diz aquele Salmo, está reservada para quem respeita e obedece a Deus.

O profeta Isaías escreveu isto, que foi repetido por Paulo: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam" (1Co 2.9)... para aqueles que O obedecem Quando Ezequias orou, ele pode dizer: "Senhor, eu sempre Lhe fui fiel, lembra? ...e a esse argumento, Deus não podia ignorar - era verdadeiro!
O favor de Deus é para aqueles que andam na verdade e O amam de todo o coração. 

Por isso, amado, se você quer alcançar o favor de Deus, se você quer vencer os maiores desafios existentes em sua vida, você precisa andar em sinceridade, como fez Ezequias: ele tinha uma vida sincera diante de Deus.resolva servir a Deus com um coração obediente, fiel. Então, você fará a sua oração, apresentará sua causa diante de Deus e Ele te ouvirá, porque está escrito: o favor de Deus é para aqueles que O temem..

Porque nesse v.3 lemos isto: "tenho feito o que tu aprovas fiz o que era reto aos teus olhos... fiz o máximo para obedecer ao Senhor". 

Isso quer dizer que este homem, Ezequias, ele obedecia... ele andava na orientação de Deus.Se você faz o que o Deus aprova, você será ajudado... você vencerá os desafios... você experimentará o que Ezequias experimentou... ele disse, Senhor "sempre fiz aquilo que querias que eu fizesse". E tomou a Deus por testemunha, dizendo: "O Senhor viu?... o Senhor lembra Deus disse pra ele: "É verdade... você me convenceu; vou deixa-lo viver por mais 15 anos  Farei voltar, em dez graus, a sombra que o sol deixa"... Deus foi além! Deus surpreendeu Ezequias Essa história do rei Ezequias mostra que Deus fará o que o homem quiser, quando esse homem fizer o que Deus quer.

Portanto, para vencer desafios: comece hoje a fazer o que Deus querO v.3 termina dizendo que Ezequias "chorou muito". Embora fosse um rei, Ezequias não segurou suas lágrimas e nem deixou de humilhar-se. 
É por isto, que aqui no v.5, Deus mandou o profeta Isaías dizer pra Ezequias: "Ouvi sua oração e vi suas lágrimas". 

Isso nos mostra o quanto Deus é comovido quando expomos sinceramente as nossas emoções, os nossos sentimentos, diante dEle Lemos no v.3 que o rei Ezequias chorou...
Uma coisa é chorar e outra coisa é chorar diante de Deus... 

Há pessoas que choram porque estão sofrendo, mas isto não é suficiente para atrair a benção. 
Um verso da Bíblia que eu gosto muito é aquele que diz: "a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus" (Sl 51.17). O significado dele é que, um espírito humilde, um coração humilde, é honrado por Deus.

Amado, se você se aproxima de Deus como rei, cheio de direitos, cheio vontades, acreditando que é o centro do universo e que tudo e todos lhes devem obrigações, você não alcançará a bênção de Deus.Quer vencer os desafios da vida? ...seja natural diante de Deus.
Talvez você precise aprender a chorar como Ezequias, diante do Senhor, pois chore, humilhe-se diante d'Ele, busque a Deus com intensidade, se exponha sem reservas...
Ezequias no seu traje de rei, não se conteve, encostou o cetro real de lado, tirou a coroa da cabeça, pôs no chão . e chorou diante de Deus, como uma pessoa no seu natural...Há uma maneira de mudar... há uma maneira de vencer desafios: aqueles que buscam a Deus e recebem Jesus em seu coração tem o decreto de morte cancelado, como aconteceu com Ezequias. 

, busque a Deus com intensidade, se exponha diante dEle.

8 comentários:

Unknown disse...

Muito forte. Revelações do Céu.

nita disse...

NOSSA BEM DE DEUS MS ESTA PALAVRA

Unknown disse...

Boa é esta palavra!enpaquitante.

Unknown disse...

Nu aprendi com esse estudo me deu forças para continuar e fazer o mesmo. Orando que conseguimos alcançar intimidade com Deus e conseguur suas misericórdias sem fim.Deus te abençoe. Pr Adriana

Unknown disse...

Palavra maravilhosa pregação divina tudo que eu precisava oouvir aprender e vou seguir os ensinament DEUS continue abençoando sua vida em nome de JESUS

Unknown disse...

Excelente este estudo a exposição da palavra em relação a oração com sinceridade. Somos renovados e fortalecidos com este ensinamentos. Que o Espírito Santo lhe concedeu mais sabedoria para extrair lições, que virmos praticar.Parabens.

Unknown disse...

Palavra muito Edificante

Anônimo disse...

Palavra maravilhosa